Avaliação dos reflexos ocasionados pela revisão do IFRS Leases sobre os resultados econômicos e financeiros das instituições de ensino no Brasil: um estudo de caso

  • Marcelo Lopes Bello Coelho Fucape Business School
  • Renan Ferreira da Silva Fucape Business School
  • Roberto Miranda Pimentel Fully Fucape Business School
Palavras-chave: Arrendamento operacional, IFRS 16, Indicadores de desempenho.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo avaliar o impacto da adoção da revisão do IFRS 16 – Leases, sobre os indicadores econômicos de uma instituição de ensino no Brasil. A pesquisa contribui para a literatura existente de leases aumentando as discussões sobre os possíveis impactos relacionados ao novo modelo de contabilização dos arrendamentos. A metodologia utilizada foi qualitativa e descritiva, com dados de uma instituição de ensino superior com sede em Minas Gerais, com polos nos Estados do Espírito Santo e Minas Gerais. A amostra foi composta por 181 contratos que são ou contem arrendamento. Os resultados encontrados apontam que todos os indicadores econômicos analisados sofreram alteração com o novo cenário assumindo a adoção da IFRS 16 no ano de 2018. Um dos principais indicadores, o EBTIDA, utilizado como multiplicador para das técnicas de valuation aumentou em 10,62% com adoção do novo modelo de contabilização para os arrendamentos. Contudo, conclui-se evidenciando a importância da utilização do arrendamento operacional como estratégica para o negócio educacional e confirma o impacto da adoção da IFRS 16 nas instituições de ensino que adotam como política a locação de imóveis.

Biografia do Autor

Marcelo Lopes Bello Coelho, Fucape Business School

Doutorando em Ciências Contábeis

Renan Ferreira da Silva, Fucape Business School

Doutorando em Ciências Contábeis

Roberto Miranda Pimentel Fully, Fucape Business School

Doutorando em Ciências Contábeis

Publicado
30-10-2019