Avaliação dos reflexos ocasionados pela revisão do IFRS Leases sobre os resultados econômicos e financeiros das instituições de ensino no Brasil: um estudo de caso
Palavras-chave:
Arrendamento operacional, IFRS 16, Indicadores de desempenho.Resumo
O presente estudo tem como objetivo avaliar o impacto da adoção da revisão do IFRS 16 – Leases, sobre os indicadores econômicos de uma instituição de ensino no Brasil. A pesquisa contribui para a literatura existente de leases aumentando as discussões sobre os possíveis impactos relacionados ao novo modelo de contabilização dos arrendamentos. A metodologia utilizada foi qualitativa e descritiva, com dados de uma instituição de ensino superior com sede em Minas Gerais, com polos nos Estados do Espírito Santo e Minas Gerais. A amostra foi composta por 181 contratos que são ou contem arrendamento. Os resultados encontrados apontam que todos os indicadores econômicos analisados sofreram alteração com o novo cenário assumindo a adoção da IFRS 16 no ano de 2018. Um dos principais indicadores, o EBTIDA, utilizado como multiplicador para das técnicas de valuation aumentou em 10,62% com adoção do novo modelo de contabilização para os arrendamentos. Contudo, conclui-se evidenciando a importância da utilização do arrendamento operacional como estratégica para o negócio educacional e confirma o impacto da adoção da IFRS 16 nas instituições de ensino que adotam como política a locação de imóveis.