Este núcleo de estudos busca desenvolver conhecimento em controladoria e contabilidade tributária, no que se refere as melhores práticas gerenciais para a atuação dos gestores, nas mais diversas organizações.

Os nossos objetivos são:
- Desenvolver conhecimento técnico-científico na área de contabilidade e gestão.
- Publicar artigos em periódicos internacionais, nacionais, congressos, nacionais e internacionais;
- Desenvolver materiais didáticos para as disciplinas de pós-graduação, na graduação, especialização e palestras.
- Propiciar aos pesquisadores em controladoria e contabilidade tributária um fórum permanente para a realização de discussões técnicas e cientificas.
- Servir com meio para a captação e divulgação de conhecimento sobre as principais questões na área de contabilidade e controladoria.

Revistas

  • ESTUDOS EM CONTABILIDADE E TRIBUTAÇÃO

    O Periódico Estudos em Contabilidade e Tributação (TAC'S Tax Accounting Studies) é um periódico acadêmico cujo escopo editorial contempla trabalhos originais e autênticos nas áreas de Contabilidade Societária e Finanças, de Contabilidade Tributária, de Direito Tributário, de Legislação Tributária e de áreas afins, que atendam à condição sine qua non para sua publicação, qual seja: tenham impacto e utilidade para prática profissional.


    A TACS é um periódico acadêmico e técnico cujo escopo editorial contempla trabalhos originais e autênticos nas áreas de:



    • Contabilidade Societária e Finanças,

    • Contabilidade Tributária,

    • Direito e Legislação Tributária e

    • Áreas afins.


    O manuscritos devem atender à condição sine qua non para que seu manuscritos seja publicado é que “tenham impacto e utilidade para prática profissional”.


    Os trabalhos podem ser desenvolvidos sob qualquer metodologia acadêmica consagrada (analítico-teórico, empírico-quantitativo, empírico-qualitativo, empírico-experimental, estudo de caso, ensaio teórico, simulação normativa), quer seja sob uma linha normativa-legal (“como fazer, dado um paradigma legal, normativo ou conceitual”), quer seja sob uma linha positiva-empírica (“o que é observado, dados determinados incentivos econômicos e/ou paradigmas comportamentais”).


    A plataformas teóricas amparadas nos ramos da teoria econômica ou de finanças, teorias psicológicas ou sociológicas são muito bem vindas. Trabalhos com ausência de plataformas teóricas, eminentemente práticos, são também muito bem vindos, contanto que apresentem excelência e tenham relevância para solução de um problema prático premente.


    Dentre as publicações


    1. Artigos Técnicos-Científicos


    2. Temáticas – Discussões e Exemplos práticos


    3. Estudos de Casos e de Ensinos


    Os artigos técnicos e científicos devem ser objetivos e ter impacto e utilidade para prática profissional, recomenda-se que os manuscritos não ultrapassassem 5 páginas ou 2500 palavras.

  • WORKSHOP DE CONTABILIDADE E TRIBUTAÇÃO

    O Workshop de Contabilidade e Tributação é um evento realizado pelo NECCT da FEA-RP-USP que tem como finalidade fomentar e publicitar as atividades de pesquisa (técnicas e científicas) e de extensão realizadas pelos professores, alunos, pesquisadores nacionais e internacionais e profissionais das áreas de contabilidade, direito, economia e administração, com interface com tributação. O evento é realizado anualmente no mês de outubro.